sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Rentrée 2010!
A inscrição é gratuita, mas terá de se formalizar com o preenchimento da ficha de inscrição.
Pedimos aos pais para estarem presentes a essa hora para contextualizar sobre a nova equipa de formação.
terça-feira, 20 de julho de 2010
Curso de Verão de Guitarra
Curso de Verão de Guitarra
mês de Agosto 2010 (8 sessões)
Se queres tocar guitarra e ainda não tiveste oportunidade de aprender, este Verão terás a ocasião de descobrir os segredos dos acordes, do ritmo e da melodia, que serão a base para te iniciares neste versátil instrumento! Com métodos adaptados à tua idade e às tuas capacidades, através de algumas das tuas músicas favoritas – escolhidas por ti – o formador ajudar-te-á na aquisição das técnicas básicas para que comeces da melhor maneira a divertir-te com a tua guitarra, logo na primeira aula!
Se já sabes tocar alguma coisa e queres melhorar, o formador dar-te-á as bases técnicas necessárias para tocar qualquer tipo de música na guitarra. Através do domínio de vários arpejos, escalas, acordes e ritmos, exercitando-te nas tuas músicas preferidas, terás a oportunidade de progredir e dominar cada vez melhor o instrumento.
Iniciação à Guitarra - Curso de Verão
Para principiantes ou iniciados
1h semanal individual + 1h semanal de conjunto
Total de 8 sessões
Inscrição até 30 Julho 2010
horários por marcação
Local: d’Orfeu Associação Cultural
formacao@dorfeu.pt ou 234 603 164
Sobre o Formador - Paulo Castanheira
Começou na adolescência a tocar guitarra como autodidacta; após terminar o ensino secundário na área de humanidades dividiu o seu tempo entre o trabalho social e a música, muitas vezes conjugando as duas vertentes. Concluiu o curso complementar de música no Conservatório de Aveiro e tem frequentado regularmente formações e workshops em diversos campos musicais. Enquanto músico e voluntário social tem integrado muitos projectos sociais em Portugal e em África, tendo trabalhado com públicos e contextos diversificados, tais como orfanatos, campos de refugiados e lares de idosos. Nos últimos anos, grande parte do seu tempo tem sido dedicado a ensinar guitarra a alunos dos 5 aos 65 anos, individualmente e em conjunto, tanto em cursos livres como no ensino formal. Num futuro próximo, além de continuar como professor de música, espera desenvolver novas iniciativas que unam a solidariedade e a música.
terça-feira, 30 de março de 2010
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Formação: desígnio de uma d'Orfeu escola
A EMtrad’ - Escola de Música Tradicional, até aqui aglutinadora da oferta formativa da d’Orfeu, vai agora integrar-se num novo paradigma formativo mais abrangente, numa viragem essencial para a pluralidade artística. Os objectivos locais da d’Orfeu não dispensam o resgate, para a Formação, das reconhecidas práticas transversais na programação de eventos. Além disso, uma dinâmica solidária e indissociável existirá entre a pedagogia e a Criação, entre formadores e criadores, desejavelmente os mesmos soldados, um musculado pelotão único à conquista do envolvimento da comunidade na cultura e nas artes. E, qual desígnio d’Orfeu, sempre a música como pivot da transdisciplinaridade.
Ao longo deste novo ano de 2010, mesmo antes das definitivas paredes para esta autêntica Incubadora, a actividade formativa da d’Orfeu começará já a debitar as primeiras oportunidades, fazendo conviver actividades regulares e pontuais, a saber:
- de Fevereiro a Abril, o Workshop de Teatro para adultos, por Ana Lúcia Xavier (inscrições já a abertas);
- em Fevereiro, o III Seminário para o Associativismo, em co-produção com a autarquia;
- em estruturação, o Núcleo de Vídeo d’Orfeu reúne já aficionados na exploração e divulgação das técnicas ligadas ao vídeo e ao cinema;
- no mês de Março, novo Curso de Som e Produção, em 4ª edição, que formará mais uma leva de técnicos de som/sonoplastia;
- no início de Abril, terá lugar o 7º Ciclo Experimental “Hepta”, este ano dedicado às tecnologias ao serviço das artes;
- em actividade contínua, a EMtrad’ prossegue com a habitual oferta de aulas semanais em instrumentos tradicionais – com especial incentivo aos membros dos grupos folclóricos do concelho -, bem como o Coro Infantil (aos sábados de manhã) e a Aula Grátis Semanal (às quartas-feiras às 19h00).